A creche do Abrigo Maria Imaculada
 
foto com montagem de várias crianças

CRECHE - EDUCAÇÃO INFANTIL


• 200 crianças de 1 ano e 6 meses a 4 anos (do Berçário ao Maternal)
• 5 dias da semana (de 7h às 15h)
• 5 refeições diárias
• Cuidados especiais com higiene e saúde (escovação de dentes, banho, • troca de fralda)
• Avaliação Nutricional (acompanhamento especial para crianças de baixo peso)
• Desenvolvimento educacional
• Sala de Leitura
• Recreação
• Exposição para familiares
• Festas e eventos




PROPOSTA


- Atender em regime de semi-internato (10 horas diárias) crianças provenientes de famílias de baixa renda, em risco social ou afetivo, que residam em comunidades próximas a Instituição;

- Contribuir para o desenvolvimento integral das crianças;

- Oferecer atendimento em consonância com o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil-MEC;

- Garantir os direitos das crianças, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente;

- ECA e da Lei Orgânica de Assistência- LOAS;

- Oferecer uniforme, material escolar, alimentação saudável com cardápio variado e compatível com a faixa etária;

- Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) permitindo a exploração das crianças, a expressão de seus sentimentos, idéias, necessidades e desejos;

- Privilegiar no espaço da creche a brincadeira, o ato de brincar como forma de conhecimento, exploração e expressão dos sentimentos;

- Permitir que as crianças desenvolvam uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em sua capacidade, percepção de suas potencialidades e limitações;

- As crianças aproveitam as atividades Recreação livre Recreação dirigida Banho e cuidados básicos de higiene 5 refeições diárias Sala de Leitura Dramatização Sala de Multimeios Brincadeiras no pátio e parquinho.


REGIMENO INTENO

1. Faltas somente serão aceitas com apresentação do atestado médico ou quando justificadas. Acima de 3 faltas no mês, sem justificativa, a criança poderá perder a vaga. ALTO ÍNDICE DE FALTAS, NÃO JUSTIFICADAS, SERÃO COMUNICADAS AO CONSELHO TUTELAR.

2. Todos os objetos e roupas da criança deverão estar marcados, com caneta para tecido, inclusive chupeta, para evitar perda ou troca. Não aceitaremos reclamações de objetos, roupas nem chupetas, sem nome.

3. É obrigação do responsável devolver roupas, brinquedos ou outros objetos que não sejam de seu (sua) filho (a), que por ventura tenha ido trocado na mochila.

4. A criança não deverá trazer mamadeira, biscoitos, balas, chicletes ou outros alimentos. Na Creche ela terá 04 (quatro) refeições todos os dias: café da manhã, colação, almoço e jantar.
A Creche possui Nutricionista. Toda alimentação que a criança recebe é balanceada. Pedimos o cuidado da família com a alimentação da criança nos finais de semana e feriados.

5. A criança não deverá trazer objetos de valor, como: colar, brincos, anéis, brinquedos, celular, dinheiro, chaves, cartão de banco, bilhete único e remédios, pois não nos responsabilizamos pela perda destes.

6. O USO DO UNIFORME É OBRIGATÓRIO. A criança deverá trazer todos os dias: um conjunto do uniforme (que é fornecido gratuitamente pela instituição) e mais uma muda de roupa de casa, uma toalha de banho, um par de chinelo ou sandália, cueca, calcinha ou fralda descartável (se ainda fizer uso, trazer 04 fraldas por dia). Para entrar deve estar de uniforme e tênis.

7. A criança que estiver com doença infectocontagiosa não poderá frequentar a creche e somente retornará com a liberação do médico. Caso o responsável tenha dúvida, se a criança está doente ou não, deverá primeiro levar ao médico.

8. É obrigação do responsável comunicar à Direção da Creche, problemas de saúde da criança. Alergias como: a qualquer tipo de alimento, lactose, medicamentosa e outras. Deficiência (as), ou qualquer doença, para que a Instituição tenha condições de proporcionar o atendimento adequado à criança. A omissão da família em NÃO passar essas informações, trará para o responsável toda responsabilidade do que ocorrer. Esclarecemos que isso não impedirá a criança de frequentar a Creche. Estamos resguardando o bem estar, cuidado e a segurança da criança.

9. Remédios somente serão ministrados, quando o responsável trouxer a receita médica e assinar o termo de autorização de uso de medicamentos. Na caixa do remédio deverá vir o nome da criança e a turma. Lembramos que os remédios serão dados às 14 horas. É expressamente proibido enviar remédios na mochila da criança. O remédio será entregue, na entrada, à Direção da creche.

10. O responsável deverá observar sempre o cabelo da criança e tratar de escabiose e pediculose em casa. Havendo essa ocorrência, a criança ficará em casa até o final do tratamento.

11. É de responsabilidade do responsável manter cortadas e limpas as unhas das mãos e dos pés das crianças, para evitar arranhões nos colegas.

12. A criança no momento da saída, somente será entregue para o responsável ou pessoa por ele autorizada, de próprio punho, no ato da matrícula, e que seja maior de 18 anos, acompanhados dos seguintes documentos: cópia do RG, comprovante de residência e telefone de contato. Caso não haja essa comprovação, a criança só sairá com o responsável.

13. O responsável sempre que alterar seu endereço de residência ou emprego, ou mudar número de telefone residencial, trabalho e de celular, deverá comunicar a Direção, para que os dados da criança fiquem sempre atualizados e a família possa ser localizada em caso de emergência. O responsável que não mantiver seus dados atualizados será advertido e no futuro comunicado ao Conselho Tutelar.

14. No decorrer do ano, o responsável será convocado a comparecer às “Reuniões de Pais”, quando deverá vir pessoalmente ou enviar um representante, com idade superior a 18 anos de idade.

15. Quando for solicitada a presença do responsável na creche, em situação específica da criança, deverá comparecer o responsável para que possa haver um entendimento adequado para o bem estar da criança.

16. É obrigatório o responsável comunicar pessoalmente, a Direcão da creche, quando a criança não mais frequentá-la e assinar o documento de cancelamento da matrícula, liberando a vaga para outra criança.

17. É de responsabilidade do responsável, assinar mensalmente o Relatório de Atendimento (R.A.).

18. O horário de entrada será das 07:00
O horário de saída será às 15:00
(com tolerância de 15 minutos)

19. O responsável, ao fazer a matrícula na Creche, fica ciente deste documento e se compromete a cumprir e fazer cumprir as regras estabelecidas neste Regimento Interno
 
logo creche

Atendimento diário, em horário integral,
para crianças de 1 ano e 6 meses à
4 anos de idade. Distribuídas em sete
turmas, do Berçário ao Maternal,
todas recebem atenção de profissionais.

 
Ler Mais...


O planejamento das ações valoriza o
conhecimento, incentiva e ajuda nas
tarefas escolares, desenvolve
potencialidades, com atenção especial
para esporte e cultura, dando valor a
educação solidária, a conveniência
familiar e comunitária.

Ler Mais...
logo mão na massa

O Projeto Mão na Massa é uma
proposta pioneira de qualificação
profissional para mulheres, no setor
da Construção Civil e foi idealizado pela
Engenheira Civil Deise Gravina.
O projeto usa a força da construção
civil para transformar a vida de mulheres...
 
Ler Mais...

Imagem de roda-pé: Gestão Deise Gravina, sede social: Rua Ana Neri, 1422 - Rocha - CEP: 20960.001   Sede Social: Av. Epitácio Pessoa, 4866
        - Lagoa - RJ - CEP: 22.471-001   Tel: (21)3147-5110  sob os dados há diversas silhuetas de pessoas estilizadas de maneira siples, cada uma de uma cor formando uma população e logo abaixo, numa tarja preta, a legenda direitos autorais reservados - FIB 2014
  
Este site é acessível a deficientes visuais. Acessibilidade na internet: direitos iguais para todos!

tags: federação, instituições, instituição, beneficente, rio de janeiro, estado do rio de janeiro, assistência social, assistencialismo, ong, organização não governamental, serviço social, terceiro setor, 3 setor, oscip, sociedade civil, sociedade civil organizada, legislação, governo, política, políticas públicas, criança, adolescente, idoso, idosos, deficiência, deficientes, caridade, voluntário, voluntariado, lei, direito, direitos, deveres, contribição, ajuda