a instituição

O Instituto Protetor dos Pobres e Crianças Abrigo Maria Imaculada (IPPCAMI) existe desde 1893, quando nos primeiros anos da República, D. Idalina da Fonseca Pessoa e Silva, decidiu acolher em sua casa, desabrigados de um incêndio em um morro no Centro do Rio de Janeiro.

O IPPCAMI tem como alicerce do seu trabalho o respeito e amor ao próximo. A Instituição atende crianças, adolescentes, jovens, adultos e seus respectivos familiares em situação de vulnerabilidade e risco social. Em sua história, o IPPCAMI enfrentou momentos difíceis, como em 2001, um incêndio destruiu parte da estrutura do prédio, mobiliário, documentos e doações. A história da Instituição que começara para acolher os desabrigados de um incêndio, se repetia vitimando a si própria.

O renascimento da casa contou com o engajamento e a colaboração de doadores, que contribuíram na reconstrução e também passaram a ajudar fornecendo recursos para mais saúde, educação e proteção às crianças.

foto de uma criança

transformando vidas

O IPPCAMI fica localizado no subúrbio do Rio de Janeiro. Nesta região há índices significativos de exclusão social com famílias em intensa condição de pobreza e alta vulnerabilidade juvenil, como mostram os indicadores de qualidade de vida representados no índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A área abrange os bairros do Engenho Novo, Jacaré, Rocha, Mangueira, Jacarezinho, Sampaio, Triagem e Manguinhos.

Inúmeros problemas afetam a vida dos moradores, entre eles a gravidez na adolescência, violência intrafamiliar, falta de infraestrutura, presença de facções criminosas, disputa no comércio de pontos de entorpecentes, tráfico de drogas e áreas tomadas por usuários de crack, há também uma forte ausência do poder público, o que resulta no impacto das ações promovidas pela sociedade civil.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos bairros do Rio de Janeiro mensurou as dimensões de educação, renda e expectativa de vida de 126 bairros do município do Rio de Janeiro, publicado em 2007. Nos bairros situados no entorno do IPPCAMI, todos os indicadores são extremamente baixos. Informações estatísticas mais recentes mostram que a situação pouco se alterou.

missão, visão e valores

Missão

Atuar na prevenção, visando o atendimento socioeducativo de crianças, adolescentes, jovens, adultos e seus respectivos familiares em situação de vulnerabilidade e risco social, resgatando valores éticos e morais, com o objetivo de alcançar a superação de todo tipo de desigualdade social.

Visão

Ser vista como uma instituição de referência na inserção social, oferecendo serviços, de forma ética e transparente, gerando benefícios para as pessoas atendidas.

Valores

Respeito ao indivíduo, responsabilidade, qualidade no atendimento, ética, transparência, solidariedade, diversidade, autonomia e independência.